A mulher e as novas tecnologias

Não é segredo para ninguém que as mulheres no que toca a novas tecnologias estão em desvantagem em relação ao sexo masculino. Qual a razão para isso? Sinceramente não sei, nem percebo, não sei se é dos genes, se é a sociedade que assim nos habituou, só sei que tecnologia no sexo feminino ainda vai a anos luz.
Trago este tema aqui porque me intriga esta obsessão de que tecnologia é para "nerds" que a mulher nem sequer está nesse campeonato e as que aparecem estão ali porque tropeçaram e caíram ali nem sabem como. Felizmente, falo como mulher, esta é mais uma tendência que tem vindo a mudar mas a passos muito vagarosos e demorados.
Quantas mulheres frequentam um curso de informática? Quando aparece uma é a mascote só porque é mulher e teve coragem de enfrentar uma tendência meramente masculina.
Partilho com vocês a minha experiência, já passei por vários sítios a trabalhar na área e a escassez do sexo feminino era notável, ou era a única mulher ou éramos duas, três então era um fartote em equipas de meninos, que também já perderam aquela imagem de carton de nerd, agora os informáticos já não têm todos os óculos "fundo de garrafa" e sabem falar sobre outras que não seja ciclos for, do... while, etc.
Talvez pelas circunstâncias do país ou porque estamos (mulheres) mesmo a mudar, cada vez mais as mulheres sentem a necessidade de envergaram por este caminho, mas ainda continuam a ser vistas como poucos experientes e com pouca perspicácia  no que à informática diz respeito.
Já vingamos em muitas outras áreas, espero que esta seja mais uma, que apesar de ser uma caminho longo, comecemos a trilha-lo para também o conquistarmos, podemos não ser dotadas para a informática, mas temos força de vontade para lá chegar.

By Maria

Comentários

Mensagens populares deste blogue

#Tecnologia - Dicas de segurança quando navega na Internet

#Tecnologia - A dor de ficar sem carregador no IPhone